Cheque-Dentista

Já alguma vez ouviu falar sobre o cheques-dentista? Se não ouviu vai agora poder ler agora um pouco sobre o que realmente são.

O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), incluído no Plano Nacional de Saúde, tem como principais objectivos a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento das doenças orais.

Para concretizar este último ponto, foram realizadas algumas alterações, no ano passado, com a emissão de “cheque-dentista” para grávidas e idosos e também para crianças e jovens.

A emissão do “cheque” para grávidas, idosos com complemento solidário e crianças com idade igual ou inferior a 6 anos, desenvolve-se no âmbito das consultas do respectivo médico de família, do Centro de Saúde.

A partir dos 6 anos, no âmbito das actividades da Saúde Escolar, são abrangidas as crianças que frequentam os estabelecimentos escolares integrados na rede pública e nas instituições particulares de solidariedade social.
Tendo em conta a erupção dentária definitiva, é preconizada a intervenção nas crianças de 7, 10 e 13 anos de idade. As crianças destas 3 faixas etárias, poderão beneficiar de consultas gratuitas, para tratamento de cáries ou tratamentos preventivos na dentição definitiva.

Os documentos que permitem o acesso às consultas, são emitidos pelo Centro de Saúde, entregues nas escolas para posterior distribuição aos encarregados de educação.

Se o aluno receber um “cheque-dentista”, os encarregados de educação devem consultar a lista de médicos dentistas aderentes ao programa (disponibilizada pelo Centro de Saúde), seleccionar um profissional e proceder à marcação de consulta. Se receber um documento de referenciação para o higienista oral, deverá marcar consulta no Centro de Saúde da área da escola. Se o aluno não apresentar os dentes com cáries e problemas previstos para a idade poderá receber uma carta informativa e receber o “cheque” no próximo ano lectivo. Importa salientar que o “cheque” não corresponde a nenhum valor monetário, nem a um número limitado de consultas, mas sim permite que no final da intervenção o aluno fique com todos os dentes definitivos tratados e/ou protegidos.

MAIS ARTIGOS

Enviar Comentário