Como tratar a gengivite

A gengivite simples pode ser prevenida e evitada através de uma boa higiene oral, com uma escovagem diária depois das refeições, o uso do fio dental e ainda o uso de um elixir dentário.
Quando o processo acelera e forma-se o tártaro (em excesso) é necessário recorrer a um profissional para o retirar, através de uma limpeza profissional. O mais normal é uma limpeza profissional todos os semestres ou anualmente para evitar que haja um excesso de tártaro na sua boca.

Além de evitar que se forme uma gengivite na sua boca, é importante também saber quando está a formar-se, para saber exactamente quando deve começar a visitar o seu dentista para um tratamento adequado. Os principais sintomas da gengivite são: gengivas avermelhadas, gengivas sensíveis e propícias ao sangramento na passagem da escova e dor ao tocar nas mesmas.

Antes de visitar o seu dentista pode fazer um pequeno tratamento que poderá aliviar as suas dores. Esse tratamento é feito à base de um chá que auxilia o tratamento (em conjunto com a boa higienização). Esse chá é feito com cravos-da-índia, e o seu preparo é muito simples: ferver água suficiente para várias chávenas e acrescentar os cravos-da-índia e de seguida deverá colocar no frio e utilize-o para fazer bochechos várias vezes ao dia. Certamente que as suas dores vão diminuir ou mesmo desaparecer. Caso isso não aconteça deverá mesmo dirigir-se o mais rápido possível ao seu médico dentista para uma avaliação muito mais cuidada e série, e posteriormente fazer um tratamento adequando ao tipo de gengivite que possui de modo a voltar ao normal.

Mais uma vez a higiene oral é muito importante na prevenção da gengivite, no entanto quando esta ocorre é necessário cuidados extremos e em situações mais complicadas de dores constantes é importante que visite o seu médico dentista com alguma rapidez para evitar danos ainda mais graves.

MAIS ARTIGOS

4 Comentários

    WordPress › Error

    There has been a critical error on this website.

    Learn more about troubleshooting WordPress.